Placas das ruas Alfredo Zumkeller e Avenida Zumkeller na Zona Norte de São Paulo

Conheça a família Zumkeller e ruas que a homenageiam na Zona Norte de São Paulo

Durante a formação da grande cidade de São Paulo surgiram muitas ruas cujos nomes estão atrelados a famílias tradicionais e influentes que viveram aqui. Conheça um pouco da história da família Zumkeller na Zona Norte, que dá nome às ruas: Avenida Zumkeller, Rua Alfredo Zumkeller, Rua Judith Zumkeller e Rua Eduardo Zumkeller.


História da família Zumkeller na Zona Norte

No dia 14/06/1854, Philipp Michael Zumkeller e sua família desembarcaram no porto de Santos. Chegaram contratados pela companhia vergueiro da propriedade do senador Nicolau Pereira de Campos Vergueiro para trabalharem na Fazenda Ibicaba como colonos, no município de Cordeirópolis localizado no Interior da cidade de São Paulo. A fazenda Ibicaba foi sede da primeira e uma das mais importantes colônias do Brasil. Ela foi pioneira na substituição de mão de obra escrava pela de imigrantes vindos da Europa. Principalmente Alemães e Suíços.

Philipp Zumkeller já havia falecido quando seus filhos Lucas Zumkeller e Adolphe Zumkeller chegaram à cidade de São Paulo vindos do interior Paulista. Eles adquiriram as terras do Sítio Guacá, em 7 de abril de 1863 por dois contos de réis. No Sítio onde hoje é a atual região do Mandaqui, os dois irmãos deram início a atividades como: plantio de cana e destilação de aguardente, plantio de uvas e fabricação de vinho, árvores frutíferas e, na década de 1940, o ecoturismo. O local onde se encontrava o Sítio Guacá era distante e de difícil acesso, portanto a facilidade em adquirir terras naquela região era maior.

Segundo a própria família o nome Zumkeller significa: Zum= para e Keller= porão/adega. A “Avenida Zumkeller”, é uma importante avenida da Zona Norte que os homenageia.

A Avenida Zumkeller liga a Praça Policarpo de Magalhães Viotti (onde existe um terminal de ônibus, o Hortifruti Mandaqui, farmácias, mercadinhos, entre outros comércios) ao final da Avenida Santa Inês. Costumamos dizer que a Avenida Zumkeller é a continuação da Rua Voluntários da Pátria. Nela encontramos um importante comércio local, com agências bancárias, lojas, restaurantes e todo tipo de comércio que se possa imaginar. Tem de tudo na Zumkeller, até uma senhora ladeira para treinar seu condicionamento físico.

Quem foi Alfredo Zumkeller?

Filho de Lucas Zumkeller e Amélia Perroud Zumkeller, Alfredo Zumkeller que dá nome à rua “Alfredo Zumkeller” nasceu dia 9 de junho de 1864 na cidade de São Paulo. Como sitiante herdou de seu pai uma parte do Sítio Guacá e deu continuidade às atividades de sua família. Alfredo Também Participou da Guarda Nacional da Capital do Estado de São Paulo, chegou a patente de tenente. Faleceu em 24 de junho de 1954 e foi sepultado no Cemitério Santana.

A Rua Alfredo Zumkeller começa na Avenida Direitos Humanos, cruza com a Avenida Zumkeller e termina na Avenida Santa Inês. É uma rua bem residencial, mas encontramos algum comércio local e a Paróquia São João Batista nas proximidades do seu cruzamento com a Avenida Zumkeller.

Quem foi Judith Zumkeller?

Filha de Charles Jean Baptiste Geisenhoff e Irene Marie Agatha Zumkeller Geisenhoff, Judith Zumkeller que dá nome à rua “Judith Zumkeller” chegou de Bulle (Suíça) em 1893 com seus irmãos para receberem uma herança deixada pelo tio Adolphe Zumkeller. Se casou com Alfredo Zumkeller em 12 de junho de 1895 e faleceu em 28 de junho de 1937. Foi Sepultada no Cemitério Santana na Cidade de São Paulo.

A Rua Judith Zumkeller tem praticamente o mesmo tamanho da Rua Alfredo Zumkeller, também cruza a Avenida Zumkeller e termina na Avenida Santa Inês. Nela encontramos o Colégio Cordeiro, salões de beleza, as paletas artesanais da La Casa das Paletas, lindos enxovais para bebê na Fada Madrinha e o famoso Bar do Caldo, tradicional na região com sua cozinha nordestina deliciosa.

Placa da Rua Judith Zumkeller na Zona Norte de São Paulo

Quem foi Eduardo Zumkeller?

Filho de Alfredo Zumkeller e Judith Zumkeller, Eduardo Zumkeller que dá nome à rua “Eduardo Zumkeller”, nasceu na cidade de São Paulo, na atual região do Parque Mandaqui em 13 de março de 1902. Participou das atividades familiares no Sítio Guacá. Durante o seu serviço militar de 1923 a 1924, Eduardo participou da revolução de 1924 em São Paulo, e também foi delegado de polícia na Água Fria. Por coincidência, Eduardo Zumkeller faleceu no mesmo dia em que é comemorado o aniversário do Mandaqui, e foi sepultado no Cemitério Santana.

A Rua Eduardo Zumkeller é uma travessa mais estreita de paralelepípedos que liga a Avenida do Guacá à Rua Alfredo Zumkeller, bem em seu início junto à Avenida Direitos Humanos. É uma rua bem residencial mas encontramos em seu início o consultório de uma excelente médica obstetra, e mais para frente uma movimentada oficina mecânica.

Gostou de saber um pouco sobre a família Zumkeller e sua Participação na formação do Bairro Mandaqui? Deixe um Comentário! Caso queira saber mais acesse a página Família Zumkeller – Mandaqui no Facebook.

Faça um Comentário:

Uma resposta

  1. Eu amo ler essa história, minha descendência toda esta ai… minha avó Isabel Andrade Moraes é tatara tatara neta da família Zunkeller… acho incrivel ver onde começou tudo, e saber que hoje depois de tanto anos, eu moro e vivo desde nascida na região do Mandaqui! meu bairro preferido! não troco por nada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *