Saiba como a Operação Baixas Temperaturas da Prefeitura de São Paulo está acolhendo pessoas em situação de rua na ZN. Veja onde encontrar atendimento e como ajudar.
As noites geladas chegaram e a Prefeitura de São Paulo está colocando a Operação Baixas Temperaturas em prática em toda a capital. A iniciativa garante acolhimento, comida quente e cobertores para quem mais precisa. Veja todos os detalhes da operação na nossa região.
Uma resposta à queda brusca nas temperaturas
Dois pontos de atendimento foram montados na Zona Norte: na Praça Heróis da FEB, em Santana, e na Praça Novo Mundo, na Vila Maria — oferecendo suporte direto à população em situação de rua da região.
As tendas abrem todos os dias, das 18h à meia-noite, sempre que a temperatura atinge 13 °C ou menos. Nos locais está sendo distribuídos sopa, pão, chocolate quente, chá, água e cobertores, além de haver orientadores sociais preparados para encaminhar quem aceitar ajuda aos centros de acolhimento da cidade.


Além das tendas, equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) circulam por ruas, avenidas e viadutos da ZN e demais regiões. Elas abordam quem está em situação de rua, oferecem apoio e apresentam opções de pernoite seguro.
As equipes acolhem cada pessoa de forma individual, respeitando seu perfil — seja ela sozinha, idosa, com deficiência, LGBTQIAPN+ ou em família.
Para quem não aceita ir até os abrigos, as equipes entregam os cobertores ali mesmo, junto da refeição, como forma de cuidado emergencial. Veja a ação na prática neste vídeo enviado pelo subprefeito de Santana, Magal Guerra:
Atendimento humanizado e encaminhamento para abrigos
Hoje, a cidade oferece mais de 26 mil vagas de acolhimento entre centros de acolhida, hotéis sociais e Vilas Reencontro, a maior rede do tipo em toda a América Latina. Essa rede é reforçada com mais 1.000 vagas extras durante a Operação Baixas Temperaturas, além de espaços adicionais em quatro Centros Esportivos que oferecem pernoite, banho e refeições completas.
Se você encontrar alguém em situação de rua precisando de ajuda, ligue 156. Você pode ligar gratuitamente, a qualquer hora do dia. Em geral, basta informar o máximo de informações possíveis, como o endereço aproximado e características viuais da pessoa, para que a equipe possa realizar o atendimento com mais agilidade.
Por essa razão a solidariedade é ainda mais necessária quando o frio aperta. E na Zona Norte, a assistência chega com respeito, calor humano e dignidade.
A solidariedade também mora na ZN
Com duas tendas ativas na região, a Zona Norte mostra que acolhe com dignidade e respeito. Mesmo sendo uma iniciativa da cidade inteira, é bonito ver como o cuidado também tem endereço certo por aqui.
Quer continuar acompanhando as iniciativas importantes que acontecem aqui na ZN? Então siga o @guiazn no Instagram e conte pra gente o que acha dessa ação e como podemos fortalecer ainda mais a nossa comunidade!