Réplica do avião 14-bis será reinstalada na zona norte de são paulo

Réplica do avião 14-Bis será reinstalada na Praça Campo de Bagatelle 

Saiba detalhes sobre a restauração da réplica do avião 14-Bis e a importância histórica do monumento de Santos Dumont.

Você se lembra de ter passado pela Praça Campo de Bagatelle, aqui na Zona Norte, e ter visto a réplica do avião 14-Bis? Já faz dois anos que ela estava fora de cena, mas voltará a ocupar seu lugar novamente ainda em setembro!

A peça em tamanho real, que homenageia Alberto Santos Dumont, está em fase final de restauração pela Força Aérea Brasileira (FAB). Ela deve ser recolocada ainda neste mês de setembro, segundo a Prefeitura de São Paulo.

Instalaram o monumento originalmente em 1974 em comemoração ao centenário de nascimento do ‘pai da aviação’. Entretanto, foi retirado em dezembro de 2023 após danos causados por fortes chuvas.

Réplica do avião 14-bis de Santos Dumont será reinstalada na zona norte
Fonte: Folha – UOL

Na época, a estrutura apresentava corrosão, a réplica tinha se soltado do pedestal e a lona estava completamente deteriorada. Desde então, o pedestal ficou vazio por quase dois anos, dá pra acreditar?

Essa obra é um marco cultural e histórico da capital paulista, principalmente para os moradores da Zona Norte. O espaço onde será reinstalada também faz referência à trajetória de Dumont: a praça recebeu o nome de Bagatelle em homenagem ao local, em Paris, onde o 14-Bis realizou seus primeiros voos em 1906.

A Federação Aeronáutica Internacional (FAI) reconhece o 14-Bis como o primeiro avião a decolar por meios próprios, sem trilhos ou catapultas, em um voo realizado diante de público. Assim, Santos Dumont consolidou-se como um dos maiores nomes da história da aviação mundial!

A réplica do 14-bis voltará a ser exibida na praça campo de bagatelle, na zona norte de são paulo
Fonte: TNOnline – UOL

Com a volta da réplica do 14-Bis à Praça Campo de Bagatelle, a Zona Norte resgata não apenas um monumento, mas também um símbolo do pioneirismo brasileiro.

E você, já passou pela praça e reparou no espaço vazio deixado pela ausência da réplica? Conta pra gente o que achou dessa novidade aqui ou lá no @guiazn, queremos saber sua opinião!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *