Saiba detalhes sobre a restauração da réplica do avião 14-Bis e a importância histórica do monumento de Santos Dumont.
Você se lembra de ter passado pela Praça Campo de Bagatelle, aqui na Zona Norte, e ter visto a réplica do avião 14-Bis? Já faz dois anos que ela estava fora de cena, mas voltará a ocupar seu lugar novamente ainda em setembro!
A peça em tamanho real, que homenageia Alberto Santos Dumont, está em fase final de restauração pela Força Aérea Brasileira (FAB). Ela deve ser recolocada ainda neste mês de setembro, segundo a Prefeitura de São Paulo.
Instalaram o monumento originalmente em 1974 em comemoração ao centenário de nascimento do ‘pai da aviação’. Entretanto, foi retirado em dezembro de 2023 após danos causados por fortes chuvas.

Na época, a estrutura apresentava corrosão, a réplica tinha se soltado do pedestal e a lona estava completamente deteriorada. Desde então, o pedestal ficou vazio por quase dois anos, dá pra acreditar?
Essa obra é um marco cultural e histórico da capital paulista, principalmente para os moradores da Zona Norte. O espaço onde será reinstalada também faz referência à trajetória de Dumont: a praça recebeu o nome de Bagatelle em homenagem ao local, em Paris, onde o 14-Bis realizou seus primeiros voos em 1906.
A Federação Aeronáutica Internacional (FAI) reconhece o 14-Bis como o primeiro avião a decolar por meios próprios, sem trilhos ou catapultas, em um voo realizado diante de público. Assim, Santos Dumont consolidou-se como um dos maiores nomes da história da aviação mundial!

Com a volta da réplica do 14-Bis à Praça Campo de Bagatelle, a Zona Norte resgata não apenas um monumento, mas também um símbolo do pioneirismo brasileiro.
E você, já passou pela praça e reparou no espaço vazio deixado pela ausência da réplica? Conta pra gente o que achou dessa novidade aqui ou lá no @guiazn, queremos saber sua opinião!


