A Zona Norte de São Paulo possui atrativos únicos, e abriga atrações imperdíveis, turísticas ou de lazer. É considerada a principal porta de entrada da cidade de São Paulo (abrigamos o Terminal Rodoviário Tietê, o maior do país, e estamos próximos ao Aeroporto Internacional de Guarulhos), e tem uma rica diversidade cultural com uma vida noturna bem agitada.
O forte da Zona Norte são as nossa áreas verdes, não é mesmo? É a região mais verde da cidade, com nada mais nada menos que 12 parques e toda a extensão da amada Serra da Cantareira. Citamos alguns dos parques aqui nesta matéria: 10 lugares na Zona Norte de São Paulo para se exercitar ao ar livre. Mas o foco da matéria de hoje são lugares imperdíveis que são parada obrigatória para quem curte a região ou gosta de história.
São eles:
1 – ANHEMBI
O Anhembi é um dos maiores centros de exposição do país e foi fundado em 1970. Além de contar com uma arquitetura moderna e diferente, é o maior Centro de Eventos da América Latina, com espaços locáveis para realização de feiras de negócios, congressos, formaturas, shows e eventos esportivos. É lá que acontece, uma vez por ano, o desfile das escolas de samba de São Paulo, no carnaval. No complexo, também está localizado o Holliday Inn, maior hotel do Brasil
Parque Anhembi – End.: Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana – zona Norte – São Paulo (próximo ao metrô Tietê e à Marginal Tietê). Tel.: (11) 2226-0400.
2 – AEROPORTO CAMPO DE MARTE
Primeiro terminal aeroportuário da cidade e quinto mais movimentado do país, o Campo de Marte localiza-se próximo ao terminal rodoviário do Tietê. O Aeroporto de Campo de Marte abriga a maior frota de helicópteros do país, opera aviação geral, executiva, táxi aéreo e escolas de pilotagem, além de possuir 23 hangares para a aviação executiva. Movimenta, anualmente, uma média de 125.324 passageiros e 71.074 voos. Somados às empresas que operam o sistema aeroportuário, o público diário chega a 914 pessoas representam uma população fixa de 368 pessoas. O futuro do Aeroporto Campo de Marte ainda é incerto, e enquanto não decidem, ainda temos a chance de apreciá-lo.
Aeroporto Campo de Marte – End.: Av. Santos Dumont, 1979 – Santana – zona Norte – São Paulo (próximo ao metrô Tietê e à Marginal Tietê). Tel.: (11) 2223-3700.
3 – SHOPPING CENTER NORTE
A Zona Norte possui vários shoppings, como o Shopping Tucuruvi, o Santana Parque Shopping, o Tietê Plaza Shopping já na divisa com a Zona oeste, entre outros… Mas o Shopping mais famoso e mais movimentado da região é o Shopping Center Norte, inaugurado em 7 de abril de 1984 como o primeiro Shopping Center da Zona Norte de São Paulo. Localizado em uma região privilegiada, ao lado da Marginal Tietê, foi o primeiro empreendimento a formar o que chamamos hoje de Cidade Center Norte. Possui cerca de 331 lojas e abriga estabelecimentos badalados, como Outback, Madero, entre outros. Estivemos lá quando a Carlo’s Bakery inaugurou sua terceira loja do país no Shopping Center Norte, confira!
Shopping Center Norte – End.: Travessa Casalbuono, 120 – Vila Guilherme – zona Norte – São Paulo. Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 14h às 20h. Tel.: (11) 2224-5900.
4 – LASSÚ RISTORANTE
O primeiro e único restaurante giratório do Estado de São Paulo fica na Zona Norte! E conta com uma vista sensacional da cidade. É um local imperdível para quem quer conhecer a Zona norte vista de cima. Estivemos lá na ocasião de sua inauguração e contamos tudo aqui nesse post, clique: Lassù Bar e Ristorante com bar giratório e vista panorâmica da cidade de São Paulo.
Lassù – 28º andar, do edifício K1 da Conselheiro Saraiva, 207, Santana, à 500 metros do Metro Santana.
5 – SESC SANTANA
Desde 2005, a unidade do Sesc atrai um público muito diversificado, de distintos segmentos e gostos, por apresentar uma programação bem variada. Com atividades para crianças a partir de 3 anos, a parte esportiva do local oferece aulas de expressão corporal, ritmos, vôlei, basquete, ioga, hidroginástica, natação, entre muitas outras coisas. No segmento cultural, o local sempre abriga diversas exposições, mostras, workshops e shows para todos os gostos.
Sesc Santana – End.: Avenida Luiz Dumont Villares, 579 – Jardim São Paulo – zona Norte – São Paulo. Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 22h. Sábados, das 10h às 21h. Domingos e feriados, das 10h às 19h. Tel.: (11) 2971-8700.
6 – PICO DO JARAGUÁ
Pico do Jaraguá é o ponto mais alto do município de São Paulo, no Brasil, elevando-se a uma altitude de 1 135 metros. Situa-se no bairro do Jaraguá, a oeste da serra da Cantareira. Nos seus arredores, foi criado o Parque Estadual do Jaraguá, para conservação da área. Com uma vista que alcança cerca de 60 quilômetros, o passeio é válido, não só pela parte histórica – o local foi palco de muitas batalhas pelo ouro – como pela aventura de chegar ao topo. O caminho pode ser feito de carro, por uma via asfaltada, ou a pé, através de uma trilha de dois quilômetros.
Pico do Jaraguá e Parque Estadual do Jaraguá – End.: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 – Jaraguá – zona Norte – São Paulo. Horário de funcionamento: todos os dias, das 7h às 17h (o encerramento é estendido até às 18h no horário de verão). Tel.: (11) 3945-4532
7 – IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO Ó
A igreja Nossa Senhora do Ó, localizada na Freguesia do Ó, em São Paulo (SP), é uma das mais antigas da capital paulista. Sua criação está diretamente ligada à formação do bairro, que nasceu em 1580. Localizada no Largo da Matriz, que possui vários casarões antigos e locais históricos, além de bares e restaurantes (o FrangÓ por exemplo, local clássico da região), a Igreja guarda muitas relíquias e imagens sagradas. Anualmente acontecem festas e eventos tradicionais, destacando-se a Festa do Divino, o Assentamento da Cruz e a da Nossa Senhora do Ó.
Igreja Matriz Nossa Senhora do Ó – End.: Largo Matriz de Nossa Senhora do Ó – Freguesia do Ó – zona Norte – São Paulo. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 14h às 17h.
Tel.: (11) 3932-1702.
8 – ARQUIVO DO ESTADO
Uma das instituições mais antigas da cidade, no Arquivo Público do Estado de São Paulo é possível encontrar documentos do período da ditadura militar, acervos particulares de importantes políticos nacionais, além de materiais fotográficos, jornais da época imperial, documentos de imigração e muitos outros arquivos históricos. O Arquivo Público do Estado de São Paulo é a instituição responsável por acolher, conservar e disponibilizar ao público todo o material avaliado como histórico produzido pelo poder executivo paulista. Reunindo mais de 10 quilômetros em documentações, o local, que é um prato cheio para os historiadores e curiosos, permite a consulta dos materiais.
Arquivo Público do Estado de São Paulo – End.: Rua Voluntários da Pátria, 596 – Santana – zona Norte – São Paulo (ao lado da estação do metrô Tietê). Horário de funcionamento: de segunda a sexta e no primeiro sábado do mês (exceto feriados), das 9h às 17h, sendo 16h o horário-limite para solicitação de material. Grátis. Tel.: (11) 2089-8100
9 – CENTRO DE TRADIÇÕES NORDESTINAS
O CTN – Centro de Tradições Nordestinas – foi concebido como um recanto de encontro da comunidade nordestina de São Paulo e mantém o trabalho de preservação e valorização da cultura nordestina. A fundação do CTN foi inspiração do empresário e radiodifusor José de Abreu, em maio de 1991, para mudar o cenário de intenso preconceito e ignorância contra os migrantes nordestinos que residiam na capital paulistana.
O pedacinho do Nordeste em São Paulo, como é popularmente conhecido, oferece experiências culturais que abrangem toda a memória do nosso Nordeste: música, gastronomia, cultura, fé e social. O centro atrai mensalmente mais de 70 mil pessoas, entre nordestinos, paulistanos e turistas.
Centro de Tradições Nordestinas – R. Jacofer, 615 – Limao, São Paulo – SP – O CTN fica aberto ao público de segunda à quinta no horário de almoço, das 11h às 15h. Às sextas e sábados o funcionamento é das 11h às 05h e aos domingos das 11h às 22h. A entrada é franca em todos os dias, exceto às sextas-feiras.
10 – BIBLIOTECA NARBAL FONTES
A Biblioteca Narbal Fontes é uma biblioteca pública, criada em 1951 e inaugurada em 1954. Seu edifício-sede está localizado na zona norte da capital paulista, região do Alto de Santana.
O imóvel onde foi criada, fazia parte da Chácara Baruel, que pentencia a uma tradicional família santanense. Construída no ano de 1925 pela Família Baruel em estilo normando foi detalhada com rico trabalho arquitetônico, atualmente um patrimônio histórico que preserva a história do bairro. Detentora de um acervo de aproximadamente 31 mil exemplares (a maioria infanto-juvenis) que é constituído por livros didáticos, paradidáticos, dicionários, enciclopédias, jornais, revistas e etc. Além de empréstimo de livros, revistas e outros materiais, são promovidos eventos culturais como encontro com escritores, exposições, cursos, oficinas, palestras, entre outros.
Biblioteca Narbal Fontes em Santana – Rua Conselheiro Moreira de Barros, 170 – Bairro Santana – São Paulo – SP Tel.: (11) 2973-4461
Gostaram?
Quais os locais você já conhece? O que achou? Conta pra nós!
Vamos adorar ouvir sua experiência!