Pirituba fica na Zona Norte ou na Zona Oeste da Capital Paulista?

Muitos moradores de Pirituba não sabem exatamente onde o bairro fica localizado, e os moradores da Zona Norte sempre se confundem. Vamos descobrir a verdade?

Onde fica Pirituba?

Pirituba tem acesso fácil para todas as regiões da cidade, já que alguns distritos do bairro estão próximos da Marginal Tietê, nas proximidades da Ponte do Piqueri e tem saída para a Rodovia dos Bandeirantes e para a Rodovia Anhanguera. Também faz divisa com os bairros da Lapa, Jaraguá e Freguesia do Ó. Pirituba é um dos bairros mais verdes de São Paulo, com aproximadamente 6 milhões de m² de vegetação, segundo a Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente (SVMA). Tem parques de onde é possível ver São Paulo de uma vista privilegiada – o Parque Estadual do Jaraguá, por exemplo, é de fácil acesso aos moradores do bairro.

Nos sites de empresas da região, algumas dizem que estão na Zona Norte, outras na Zona Oeste. Existe até uma discussão na internet que diz que se o código postal começar com “02”, a região é Norte, e se começar com “05” é Zona Oeste. Mas existem bairros onde ambos CEPs são utilizados. E saber em que região da capital você mora é muito importante para se conseguir uma vaga de emprego, por exemplo. E então, como é que fica? Pirituba fica na Zona Norte ou na Zona Oeste de São Paulo?

Vista Panorâmica de Pirituba em direção ao centro de São Paulo

Alguns dizem que Pirituba fica na Zona Oeste, ou até que pertence a “Zona Nem” (nem Norte nem Oeste). Existem até grupos famosos de Rappers que utilizam a sigla ZO, de Zona Oeste. Essa classificação já está enraizada na história de muitos “Piritubenses”. A região Noroeste existe sim administrativamente, mas se falarmos em “macro” zona, pertence à Zona Norte.

A Prefeitura de São Paulo diz que a cidade de São Paulo é dividida em 5 regiões geográficas: Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro. Hoje, todos os bairros acima do rio Tietê pertencem a Zona Norte (macro zona). A antiga divisão até os anos 90 era a linha do trem, e existia Pirituba Norte e Pirituba Oeste. Hoje, as regiões que abrangem os distritos de Pirituba, Jaraguá e São Domingos, estão todos localizados na Zona Norte da cidade. Essa mudança aconteceu em 2010, após uma reclassificação do governo Kassab. Mas é inevitável que a população continue a tratar sempre como Oeste.

Abaixo mapa atualizado na cidade de São Paulo, onde está clara a divisão das Zonas. Consulte aqui.


A História de Pirituba

Existem duas teorias para a origem do nome “Pirituba”: o resultado da justaposição da palavra tupi piri (“tábua”) com o aumentativo tuba (“muito”); e na região havia uma lagoa denominada “Pirituba”, que em tupi-guarani significaria “vegetação de brejo”. Segundo dados históricos, havia na região um brejo, resultante de um dos braços do rio Tietê que passa próximo, daí o brejo ou lagoa de Pirituba.

Sua origem no século XIX deve-se à existência de grandes fazendas de café. Com grande influência política dos fazendeiros e a grande importância do café, construíram a estação para receber os carregamentos que se destinavam ao porto de Santos. Pirituba teve um dos primeiros times de rugby do Brasil. Há uma forte tradição em beisebol, sendo o distrito de São Paulo com o maior número de praticantes não-nipônicos deste esporte. A região também tem duas aldeias indígenas, Tekoa Ytu e Tekoa Pyau, chefiada pelo cacique Fernandes.

Pirituba nasceu a partir de uma fazenda adquirida pelo coronel Anastácio de Freitas, que veio a ser adquirida pelo brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar e a Marquesa de Santos. Em 1917 a fazenda foi adquirida pela Companhia Armour, e a área destinada à criação de gado de corte foi dada à Cia. City, que urbanizou esta região. Atualmente, é um dos pólos industriais da cidade, com várias indústrias instaladas e residências diversas (com grande aumento de edifícios, além da retirada total de favelas na região e deslocamento para os CDHUs de outros bairros).

Possui um dos clubes holandeses mais tradicionais de São Paulo, a Casa de Nassau, e no decorrer dos tempos sofreu forte influência de colônias de ingleses, de russos e de italianos que vieram trabalhar nas indústrias da região no início do século XX. O distrito também é cortado pela linha A da CPTM, antiga Estrada de Ferro Santos-Jundiaí.

Resumindo: Oficialmente Pirituba é Zona Norte, culturalmente ainda é Oeste.

Faça um Comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *