Conheça a família De Laet e as ruas que a homenageiam na Zona Norte de São Paulo

Conheça aqui nesta matéria mais uma tradicional família que dá nome a muitas ruas na Zona Norte de São Paulo. Sabemos que existem membros da família “de Laet” que vivem aqui na Zona Norte há mais de um século.


Rua Carlos de Laet

Carlos de Laet, filho de Joaquim Ferreira pimenta de Laet e de Emília Ferreira de Laet, nasceu no Rio de Janeiro no dia 03 de outubro de 1847.

Carlos foi bacharel em letras pelo Colégio Pedro II, formou-se em engenharia geográfica pela Escola Central, hoje, politécnica. Na política ocupou o cargo de redator dos debates dentro do senado e foi deputado na província da Paraíba e Goiás. Carlos também se dedicou ao jornalismo escrevendo alguns artigos em “Jornal do Comércio”, “O Brasil”, etc.

Faleceu aos 80 anos de idade no Rio de Janeiro no ano de 1927.

A Rua Carlos de Laet fica em Santana, possui residências e comércios, além de ter um trecho localizado ao lado do Metrô Jardim São Paulo. Além da rua, existe também uma escola estadual chamada Carlos de Laet Prof, na Vila Aurora, bem avaliada na região.


Rua Ana Margarida de Laet

Ana Margarida de Laet nasceu no dia 07 de maio de 1854. Foi casada com Isidoro de Laet. Juntos moraram no Mandaqui ainda quando o bairro era um vasto sertão sem recursos.

O trabalho realizado por Ana no campo da Assistência Social, ajudando a população, foi de suma importância para o desenvolvimento da região. Ela dedicava-se aos mais humildes ensinando hábitos como o de higiene.

Faleceu no dia 17 de agosto de 1927.

A Rua Ana Margarida de Laet fica no bairro Mandaqui, é apenas residencial e de pequena extensão.


Rua Isidoro de Laet

Isidoro de Laet foi lavrador e administrador do Sítio Mandaqui de 1893 a 1919. Antes disso, fundou o Jardim da Aclimação juntamente com o Dr. Carlos José Botelho.

Isidoro também socorria vítimas de picada de cobra aplicando-lhes soro-antiofídico, pois naquela época a região do Mandaqui era um vasto sertão e haviam muitos animais peçonhentos. Por muito tempo foi a pessoa de maior reconhecimento no bairro.

A Rua Isidoro de Laet fica no bairro Santana, é pequena e apenas residencial.


Avenida Luís Carlos Gentile de Laet

Luís Carlos Gentile de Laet nasceu em Guararema no dia 03 de maio de 1954. Desde muito cedo demonstrou interesse pela caridade, e com o auxílio de seus pais esteve sempre presente no auxílio aos mais pobres. Em 1967, estudava no Ginásio Secundário São Salvador e residia com seu pai na “Casa de Caridade Pai do Céu”, e muitas vezes à noite levantava-se para atender os necessitados, com 13 anos de idade.

Luís Carlos era adorado por toda a população do Tremembé por todos os seus atos de amor ao próximo. Mas infelizmente no dia 19 de março de 1967, quando se dirigia para a farmácia a fim de obter água oxigenada para fazer curativos em uma criaça, foi atropelado e morto por um motorista sem habilitação e embreagado que dirigia um caminhão. O trauma dominou o bairro Tremembé e hoje uma grande avenida carrega o seu nome como homenagem.

A Avenida Luís Carlos Gentile de Laet começa na Avenida Santa Inês e termina na Estrada do Guarú, possui muitos comércios, residências, e restaurantes.


Rua João de Laet

João de Laet nasceu em Antuépia – Bélgica em 1582 e ficou famoso por ser o diretor da Companhia das Índias Ocidentais. Ele vivia na Holanda, pois sua terra natal havia sido dominada pelos espanhóis.

João era um amante da ciência e veio para a América para estudar espécies de plantas e animais E junto com outros pesquisadores, tornou o Brasil mundialmente conhecido com a obra “Naturalis Brasilliae”

Infelizmente João foi morto em Pernambuco no ano de 1649, massacrado pelos indígenas, quando percorria as matas a serviço da ciência.

A Rua João de Laet fica localizada na Vila Aurora, tem grande extensão e possui comércios e residências.


Rua Cyrene de Oliveira Laet

Tudo o que se sabe de Cyrene de Oliveira Laet é que ela foi educadora e colaborou com a educação de muitas crianças aqui da Zona Norte de São Paulo.

Além da rua, existe uma escola cujo nome é Escola Estadual Dona Cyrene de Oliveira Laet, localizada na Vila Nilo.

A Rua Cyrene de Oliveira Laet fica localizada no Bairro Jaçanã, e possui muitos comércios e residências em sua extensão.


Rua Engenheiro Adolfo de Laet

Adolfo Otto de Laet nasceu em São Paulo, no dia 07 de agosto de 1893. Formou-se em 1914 em Engenharia Civil e Posteriormente, se aperfeiçoou em Química Industrial.

Foi diretor técnico das indústrias L. Queiroz e da Companhia de Argilas Industriais Ltda e Contribuiu muito com seus estudos na área da química. Faleceu no dia 19 de abril de 1968, em São Paulo.

A Rua Engenheiro Adolfo de Laet fica localizada na Vila Constança, é uma rua pequena e apenas residencial.


Avenida Doutor Antônio Maria de Laet

O Doutor Antônio Maria de Laet foi engenheiro civil e químico e formou-se pela universidade Mackenzie. Exerceu o cargo de Químico-Chefe em uma Companhia de gás de 1916 até 1924 e foi pioneiro na utilização de matérias-primas nacionais por conta da Primeira Guerra Mundial, que dificultou a importação de matérias como a Hulha, e o Carvão de Pedra, que vinham da Inglaterra.

Além de Engenheiro, se dedicou também ao jornalismo, participando de associações e fundando jornais católicos. Participou da Revolução de 1964 e faleceu em 20 de janeiro de 1975 com 79 anos de idade.

A Avenida Dr. Antônio Maria de Laet fica localizada na Parada Inglesa, é de grande extensão e possui comércios e residências. Ela começa no Metrô Tucuruvi e vai até a Rua Pero Vidal.


Gostou desta matéria? Deixe abaixo um comentário e acompanhe o site do GuiaZN para conhecer mais sobre a nossa tão amada Zona Norte!

Faça um Comentário:

Uma resposta

  1. Prezado Srs.
    amei tudo que li referente a respeitosa, nobre família Laet, inclusive estudei na escola Professora Maria Angelita Sayago de Laet, na rua Freire Bastos, bairro Jaçanã.

    APLAUSOS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *