A pandemia do Coronavírus afetou profundamente a vida de milhares de pessoas. O isolamento social, o medo, a incerteza, foram fatores que levaram ao crescimento de transtornos como a depressão e a ansiedade ao longo desses quase dois anos de propagação da doença.
Os sintomas psicológicos são relacionados com as fases da pandemia, onde são caracterizadas por uma mudança radical de estilo de vida e o surgimento do medo de ser contaminado pelo vírus invisível.
É preocupante saber que a procura por atendimento na rede municipal de saúde mental de São Paulo aumentou em 116% em apenas um ano, e que nos consultórios particulares, o número de casos de transtornos mentais aumentou em 82% entre os meses de agosto e novembro de 2020.
Vale ressaltar que a ansiedade e a depressão são problemas presentes na nossa sociedade a muito tempo e, em caso de manifestação de algum sintoma, é indicada a procura por um médico.
Nesta matéria, você conhecerá algumas dicas da clínica SimplesMENTE para aqueles que estão fazendo ou que irão fazer algum tipo de tratamento online, pois por conta da pandemia, muitos optaram por esse meio para se tratarem.
Está fazendo (ou quer fazer) consultas psicológicas on-line? Conheça abaixo 10 dicas importantes:
1- Certifique-se de que o psicólogo escolhido esteja inscrito no Conselho Federal de Psicologia.
2- Faça sempre as sessões com a câmera ligada. Ver e ouvir seu psicólogo gera vínculo, confiança e permite que a experiência seja similar à da consulta presencial.
3- Evite segurar o aparelho na mão. Isto deixa sua imagem trêmula e fica cansativo para quem vê. Deixe o aparelho apoiado, sem movimentá-lo.
4- Escolha um local privativo para a realização das sessões, sem a presença de outras pessoas. No dia e horário marcados, esteja neste ambiente, para que possa se envolver profundamente no processo, evitando distrações ou interrupções.
5- A plataforma utilizada deve ter criptografia, para garantir o sigilo. A maioria das plataformas gratuitas oferece este recurso (WhatsApp, Zoom, Google Meet, Skype, Facetime etc.).
6- Utilize fones de ouvido e fale em tom de voz normal. Não precisa falar alto demais! A conversa fica mais confortável e você evita que seja ouvida por pessoas em outros recintos.
7- Não grave nem fotografe a consulta, nem divulgue o link de acesso (se houver) a mais ninguém. Tanto você quanto o psicólogo são responsáveis por manter o sigilo de tudo que é dito durante a consulta.
8- Embora você possa estar em um ambiente mais informal durante as sessões, use roupas discretas, para evitar constrangimentos desnecessários.
9- Prefira usar um computador ou celular pessoal, para evitar digitar senhas ou informações em aparelhos usados por desconhecidos.
10- Utilize uma banda larga de boa qualidade, para evitar quedas ou interrupções. Prefira usar Wi-Fi, em vez de conexões 3G ou 4G.
Tome estes cuidados e você estará pronto para entregar-se ao processo com sigilo e confiança, esteja onde estiver!
SERVIÇO
Conheça a clínica SimplesMENTE
Instagram: https://www.instagram.com/clinica.simplesmente/
Whatsapp: 11 94253-4524