10 lugares na Zona Norte de São Paulo para se exercitar ao ar livre

Não ter dinheiro para a academia não é mais desculpa para você após ler esta matéria!

A Zona Norte de São Paulo possui vários espaços e parques públicos que permitem a prática de atividades físicas, e somos muito sortudos, pois são lugares incríveis!

Não importa se você curte caminhar, correr, andar de bike, skate ou patins. Tem lugar para todo mundo! Selecionamos abaixo dez locais interessantes para fazer a sua atividade ao ar livre, mas nossa lista era maior, e afinamos a nossa seleção após ouvir a opinião dos nossos seguidores em uma pergunta feita no Instagram Stories do GuiaZN. Ao final da nossa lista, diga para nós qual dos locais mais gosta ou frequenta, queremos muito ouvir a sua opinião.

Bora malhar leitores do GuiaZN!

1. Horto Florestal – Parque Estadual Alberto Löfgren

O Horto é o nosso melhor quintal… Nele é possível caminhar, praticar corrida e andar de bike ou patins (para essas modalidades fica restrita a pista superior entre os portões de acesso ao parque), ao som de pássaros, gansos e cigarras, com muito ar puro. Nele é possível caminhar cerca de 5 km sem repetir a paisagem, em um trajeto todo asfaltado e muito bem cuidado. Já experimentou a aula de Zumba que acontece todos os domingos na parte da manhã?

O Horto Florestal foi criado em 1896, pelo naturalista e botânico sueco Alberto Löfgren. Fazem parte da paisagem do Parque o Museu Florestal Octávio Vecchi, o Palácio de Verão do Governador e a estátua de São João Gualberto, protetor das florestas do Estado de São Paulo. O Horto possui uma área de 187 hectares sendo que apenas 35 são destinados ao uso público. Para se ter uma base comparativa, o Parque do Ibirapuera possui uma área total inferior, de 158 hectares…

Endereço: Rua do Horto, 931 – São Paulo
Telefone: (11) 2231-8555 Ramal 2051
Site: http://www.hortoflorestal.sp.gov.br

2. Avenida Braz Leme

A avenida Braz Leme é uma via de ligação da zona norte de São Paulo, construída em 1970. A avenida é larga, possui canteiro central e é bastante arborizada. Sabiam que ela recebeu o nome de um bandeirante paulista, Brás Esteves Leme, que realizou expedições a Minas Gerais com o propósito de encontrar esmeraldas?

Nela encontramos uma deliciosa ciclovia e pista de corrida e caminhada, com cerca de 6,5 km de extensão (ida e volta), além de alguns pontos com equipamentos de ginástica gratuitos. Ao redor existem inúmeros bares e restaurantes deliciosos para uma paradinha após o seu treino.

3. Avenida Engenheiro Caetano Álvares

Do seu início no bairro do Mandaqui até a altura do bairro do Imirim, onde termina a pista do canteiro central, o trajeto para a prática de caminhada e corrida na Av. Eng. Caetano Álvares possui cerca de 8 kilometros (ida e volta). O percurso é bem arborizado e contém inúmeros cruzamentos, portanto redobre o cuidado e a atenção. A ciclovia acompanha todo o percurso e vai além da pista de caminhada, chegando até Marginal Tietê.

Também encontramos no trajeto alguns pontos com equipamentos de ginástica gratuitos, instalados pela Prefeitura.

4. Parque do Trote

O parque conhecido como Parque do Trote unificou com o Parque Vila Guilherme e agora se chama Parque Municipal Vila Guilherme – Trote. Localizado na Vila Guilherme, Zona Norte de São Paulo, na Av. Nadir Dias Figueiredo, s/n° e Rua Quirino, 905, o Parque do Trote ocupa uma área de 187 mil metros quadrados, onde era o antigo Club Hypico implantado em 1937.

Sua pista principal tem aprox 800 metros, sendo que ao seu redor existem pistas para caminhar, correr, andar de bike, etc.

Endereço: Avenida Nadir Dias De Figueiredo, s/nº – Vila Maria Baixa
Telefone: (11) 29050165
Site do Parque do Trote

5. Parque Lions Clube Tucuruvi

Um espaço de lazer incrível também na Zona Norte de São Paulo, no bairro do Tucuruvi. O Parque Lions Club tem uma área de 23.700 mil metros quadrados, com pista de cooper e caminhada, playground, paraciclo, quadras poliesportivas, quadra de areia, estares, gramado para piquenique, comedouro para pássaros, churrasqueiras, sanitários, acervo comunitário de livros e sala de leitura.

Funcionamento: diariamente, das 6h às 18h
Localização: Rua Alcindo Bueno de Assis, 500, Tucuruvi, São Paulo
Telefone: (11) 2203-5837
Site do Lions Clube Tucuruvi

6. Clube Escola Jardim São Paulo ( Centro Esportivo Alfredo Inácio Trindade)

O Clube Escola Jardim São Paulo é um complexo de lazer e educacional localizado na rua Viri, no Jardim São Paulo, atrás do Sesc Santana, e apelidado pelos usuários de “Clubão”. É administrado pela Prefeitura de São Paulo e oferece inúmeras atividades gratuitas de esporte, lazer e recreação na região. Crianças, jovens, adultos e idosos têm à disposição diversas modalidades, entre as quais, ginástica, musculação, caminhada, voleibol, natação, polo aquático, hidroginástica, tênis, dança de salão, tai chi chuan, judô, karatê, futsal e futebol de campo. Sem falar ainda na academia da terceira idade, instalada ao ar livre.

Para participar das atividades basta ter a carteira de sócio, que é tirada com o envio de duas fotos 3×4 recentes, e a apresentação de um documento de identificação e comprovante de residência. E em nenhum momento é cobrada taxa alguma.

O clube abre ao público de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 22 horas, e aos sábados e domingos, das 5h30 às 18 horas. Rua Viri, 425, Jardim São Paulo. Tel.: 2973-5390.

Endereço: R. Viri, 425 – Jardim São Paulo, São Paulo – SP, 02046-030
Horário: de 2ª à 6ª das 5h30 às 22h e aos sábados e domingos das 8h às 18h.
Telefone: (11) 2973-5390

7. Parque da Juventude

Situado na região de Santana, o Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns tem uma área total de 240.000 m², antes ocupada pela Casa de Detenção do Carandiru. Foi inaugurado em setembro de 2003 e é dividido nas seguintes áreas: Institucional (Escolas Técnicas-Etecs e Biblioteca), Central (Bosques, Gramados, Ruínas, etc.) e Esportiva (Quadras Poliesportivas, Pistas de Skates, etc.).

A infraestrutura do parque é constituída por oito quadras poliesportivas, duas quadras de tênis, pistas de skate, ciclovia, playground, pista para caminhada e corrida, estações de ginástica, sendo uma delas exclusiva para pessoas com deficiência.

Endereço: Avenida General Ataliba Leonel, 500, Av. Cruzeiro do Sul, 2630 ou Av. Zachi Narchi, 1309, Santana, SP
Horário de funcionamento: 6h às 19h (Área Esportiva) e 6h às 18h (Área Central) e 9h30 às 18h30h (Terças aos domingos na Área Institucional – Biblioteca SP)
Telefone:(11) 2089-8600

8. Praça Parque Edu Chaves

O Parque Edu Chaves é a maior e melhor inspiração francesa da Zona Norte, pois a praça central nos faz lembrar da praça francesa onde está o Arco do Triunfo. Você sabia que o primeiro dono daquelas terras, o aviador Eduardo Pacheco Chaves, amigo de Santos Dumont, estudou e voou em Paris? Em seu centro está a praça arborizada que é o destino dos praticantes de caminhada e corrida, com brinquedos modernos e aparelhos de ginástica para idosos.

Endereço: Praça Comandante Eduardo de Oliveira – Parque Edu Chaves

9. Avenida Luiz Dumont Villares

A Avenida Luiz Dumont Vilares foi construída na década de 1980, onde, antes, havia um matagal, aterrando o Córrego Carandiru. Ela começa na Praça Orlando Silva na região do Vila Guilherme e termina na Avenida Tucuruvi, tendo pouco mais de 2 quilômetros de comprimento. Também é conhecida por “Av. Nova”. Possui uma ciclofaixa de lazer, implantada em 2012 e que funciona aos domingos e feriados sobre a faixa esquerda da avenida. A ciclovia e o a pista de caminhada do canteiro central tem continuidade na Av. General Ataliba Leonel, que nos leva até o Parque da Juventude citado no item anterior.

A avenida é conhecida na zona norte por ter uma grande concentração de bares e restaurantes. Encontram-se também na avenida a estação Parada Inglesa do metrô, o hotel Mercure, a sede da Salton (vinhos) e o SESC Santana.

10. Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Pedra Grande

Área de preservação de mata nativa, o local é repleto de trilhas como a da Pedra Grande que leva ao mirante. Deixamos ele por último na lista pois de todos os locais citados acima, este é o único que cobra uma taxa de entrada, destinada à preservação e conservação ambiental do local. A trilha principal, asfaltada, possui aproximadamente 4 km de extensão até o mirante, e não é indicada para iniciantes devido às ladeiras constantes no percurso… haja pernas!

Visitar este parque é uma grande oportunidade de um contato direto com a Mata Atlântica, mesmo estando apenas a 10 km da Praça da Sé!

Horário de funcionamento: Sábados, domingos e feriados das 8 às 17h, sendo que para fazer a trilha à Pedra Grande até às 15h.
Ingressos são pagos (R$ 15 reais), mas menores de 12 anos e maiores de 60 anos entram gratuitamente. Estudantes pagam meia entrada (R$ 7 reais).
Telefone: (11) 2203-0115
Localização: Rua do Horto, 1799, Tremembé

Mais informações sobre o local: site Áreas Verdes da Cidade

Gostaram?

Conte para nós qual é o lugar ao ar livre que mais curte para a prática de atividades físicas?

Algumas fotos dos parques foram extraídas do site “Áreas Verdes na Cidade”, que reúne informações riquíssimas e completas sobre vários parques da cidade de São Paulo, não deixe de conhecer.

Agradecemos também ao pessoal da Assessoria A FUGA que nos cedeu fotos de seus treinos na Av. Engenheiro Caetano Álvares e no Horto Florestal, onde se reúnem semanalmente para seus treinos em equipe ou aulas de funcional.

E nunca se esqueça:

Todo dia é um bom dia quando você se exercita e cuida da mente e do corpo!”

Faça um Comentário:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *