Quando falamos em parques na Zona Norte logo pensamos no Horto Florestal, no Parque do Trote ou no Núcleo Pedra Grande, certo? Mas todo morador da região tem por obrigação saber que somos realmente privilegiados no que se refere à áreas verdes de São Paulo.
Como já esclarecemos na matéria anterior, a região da Zona Norte é dividida em duas sub-regiões: a zona noroeste (onde encontra-se Pirituba e o Pico do Jaraguá) e a zona nordeste (onde está o Horto Florestal e Parque do Trote, entre outros). Portanto nada de falar que o Pico do Jaraguá é Zona Oeste, pois é considerado parte da Zona Noroeste há mais de dez anos. Confiram nos mapas abaixo as divisões da nossa cidade e não errem mais! Infelizmente alguns sites antigos e desatualizados ainda se referem aos parques da Zona Noroeste como sendo Zona Oeste, inclusive a Wikipédia, mas estão completamente errados. E baseando-se nesta divisão, a Zona Norte da Capital conta com nada mais, nada menos que 18 (dezoito) parques!
Vamos conhecer todas essas áreas verdes da Zona Norte? São todos parques homologados pela Prefeitura ou pelo Governo do Estado de São Paulo. São eles:
1. Parque Senhor do Vale (Jaraguá)
O Parque Senhor do Vale possui uma área de 22.000 m², e está localizado bairro do Jaraguá, Zona Noroeste da Capital, e foi uma conquista da comunidade local. Possui quadra poliesportiva, minicampo de terra, quiosque e áreas ajardinadas, tornando-se uma boa opção de lazer em São Paulo. Bicicletas, skates e patins são proibidos de circular no parque.
Parque Senhor do Vale
Endereço: R. Blas Parera, 487 – Jaragua, São Paulo – SP, 02996-130
Horário: de 2ª à Domingo das 6h às 18h.
Telefone: (11) 3928-1691
2. Parque Pinheirinho d’Água (Jaraguá)
Foto: Prefeitura SP
O Parque Pinheirinho D’Água fica no bairro do Jaraguá, na Região Noroeste na Capital. Sua área compreende cerca de 251.000 m². Oferece pista de caminhada, passeios com pontes sobre o córrego, playground, quadra de bocha, centro de educação ambiental, campos de futebol, quadras poliesportivas, estares, churrasqueiras, paraciclo, sanitários. Acessibilidade em equipamentos de ginástica, banheiros, entrada do parque e áreas de circulação. Aceita cães, desde que conduzidos com coleira e guia.
Solicitado em 2001 pela comunidade com a finalidade de preservar e assegurar a área devido à sua dimensão e características paisagísticas, o parque foi implantado com recuperação de taludes e córrego e enriquecimento arbóreo com espécies nativas. Possui também um mirante com vista para o Pico do Jaraguá.
Parque Pinheirinho d’Água
Endereço: Estr. das Taipas, s/n – Jaraguá, São Paulo – SP
Horário: todos os dias das 6:00 às 18:00
Telefone: (11) 3928-1691
3. Parque Linear do Fogo (Jaraguá)
Angico, mulungu, tarumã-branco e jequitibá-rosa ornamentam a área do Parque Linear do Fogo, em uma área de 35.445 m². Inaugurada em 2008, esta área verde cumpre a importante função de recuperar e preservar a biodiversidade do Córrego do Fogo e de suas margens. Realocar a população em área de risco e oferecer opções de lazer à comunidade local também foram objetivos da implantação do parque pela Subprefeitura de Pirituba/Jaraguá, que conduziu o projeto e as obras. Hoje, sua infraestrutura conta com quadra poliesportiva, quadras de areia, playground e pista de skate.
Parque Linear do Fogo
Local: Estrada de Taipas e Rua Camilo Zanotti – Jaraguá
Informações: (11) 3928-1691
4. Parque Jardim Felicidade (Jardim Felicidade)
Foto: Bares SP Foto: Prefeitura SP Foto: Áreas Verdes das Cidades
o Parque Jardim Felicidade tem cerca de 28.800 m² de área, foi fundado em 1990, fruto da integração comunitária (mutirões promovem o plantio de árvores frutíferas), e leva o nome do bairro em que está localizado: bairro Jardim Felicidade, Zona Noroeste da Capital.
Possui churrasqueiras, quadra de bocha, mesas para jogos, quadra de basquete, quadra de futebol de salão, playground, nascente e lago, sanitários e mesas para piquenique. Há uma pista de 600 metros, que fica na parte externa baixa do parque e é cimentada, tendo uma boa vegetação lateral e um playground no centro para as crianças. Bicicletas, skates e assemelhados são proibidos de circular no parque.
Parque Jardim Felicidade
Endereço: Rua Laudelino Vieira de Campos, 265 – Jardim Felicidade
Horário: aberto diariamente das 7h às 18h
Telefone: (11) 3836-6786
5. Mirante de Santana – Praça Vaz Guaçú (Jardim São Paulo)
Foto: Áreas Verdes das Cidades Foto: Áreas Verdes das Cidades
O Mirante de Santana é a principal estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia no município de São Paulo, capital do estado homônimo. Está localizado no bairro de Jardim São Paulo, na zona norte da cidade. Conhecido como Praça do Mirante, passou a ser cuidado pela Padaria e Confeitaria Mirante, por meio do programa Adote uma Praça, desde 2018, por 36 meses.
Para os que não são tão fãs de natureza e de caminhadas, o Mirante de Santana, oferece uma vista privilegiada de parte da zona norte e de seus edifícios, onde o visitante pode ver os aparelhos do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), responsáveis pela medição da temperatura oficial da cidade. O mirante fica a 792 metros de altitude. O local oferece pistas para caminhadas, equipamentos de ginástica e playgrounds para as crianças.
Mirante de Santana
Endereço: Praça Vaz Guaçu, Jardim São Paulo
Horário: Ininterrupto
Atenção! Visitas ao mirante são restritas a estudantes e profissionais da área de meteorologia/climatologia (maiores informações no telefone 5051-5700).
6. Parque Sena (Palmas de Tremembé)
O Parque Sena localiza-se na região da Serra da Cantareira, no bairro Palmas de Tremembé, e foi criado dentro de um novo conceito de conservação e educação ambiental na região. O projeto do parque oferece à comunidade atividades de lazer contemplativo e caminhadas nas trilhas, em uma área de cerca de 22.000 m² sem gradis cercando-o, mais parecendo uma praça. Oferece trilhas, equipamentos de ginástica, áreas para pesquisa ambiental, com uma vegetação muito rica ao seu redor.
Parque Sena
Endereço: R. Sena, 349 – Palmas de Tremembé, São Paulo – SP
Horário: Aberto 24 horas
Telefone: (11) 2203-5837
7. Parque Cidade de Toronto (Pirituba)
Foto: Fernando Nonogaki
O Parque Cidade de Toronto é um parque localizado no bairro City América, região de Pirituba, zona noroeste da cidade de São Paulo, com cerca de 109.100m² de área. O parque foi criado no ano de 1992 pela Prefeitura de São Paulo em parceria e cooperação técnica da prefeitura da cidade de Toronto, Canadá. A área escolhida para sua implantação está próxima da Rodovia dos Bandeirantes, atendendo vários bairros da região de Pirituba. Trata-se de um remanescente do loteamento “City América”, onde os brejos e o lago constituem grande parte da área do Parque, que apresenta, por isso, uma fauna com morada e hábitos típicos desses ecossistemas.
Possui churrasqueiras, quiosque, palco, aparelhos de ginástica, pista de cooper, paraciclo, sanitários, playground com brinquedos típicos canadenses, quadras poliesportivas, lago com ponte de madeira para contemplação; acessibilidade para pessoas com deficiência nos banheiros e equipamentos de ginástica.
Parque Cidade de Toronto
Endereço: Av. Cardeal Motta, 84 – City América, São Paulo – SP, 05101-210
Horário: Todos os dias das 6:00 às 18:00
Telefone: (11) 3834-2176
8. Parque Jacintho Alberto (Pirituba)
Foto: Prefeitura SP
O Parque Jacintho Alberto fica localizado no bairro de Pirituba na Zona Norte da Capital e tem 38.000 m² de área. Foi inaugurado em 2007, e está implantado em uma área destinada anteriormente a uma praça.
Oferece áreas gramadas para piquenique, estar e quiosques. A pista de caminhada, com extensão de 360m, possui placas indicativas de metragem percorrida; seu piso é de terra, revestido com matéria orgânica disposta de modo a minimizar a erosão hídrica e viabilizar o manejo sustentável e individual do parque, evitando assim a necessidade de enviar tais resíduos a aterros; esse revestimento contribui para reduzir o impacto da atividade sobre as articulações, além de causar uma sensação muito agradável de bem-estar a quem o utiliza. Possui quadras de tênis e acessibilidade nos banheiros, na entrada do parque e áreas de circulação. Bicicletas, skates e assemelhados estão proibidos no parque.
Parque Jacintho Alberto
Endereço: R. Talófitos, 16 – Jardim Cidade Pirituba, São Paulo-SP
Horários: todos os dias das 6:00 às 18:00
Telefone: (11) 3994-0947
9. Parque São Domingos (Pirituba)
O Parque São Domingos fica localizado no bairro Parque São Domingos, Pirituba, na Zona Norte da Capital e tem cerca de 80.000 m² de área. Oferece pista de caminhada, trilhas, lago, campo de futebol, quadras poliesportivas, playground, churrasqueiras, bosque, sanitários e bebedouros, além de rampa de acesso ao parque e áreas de circulação acessíveis. Bicicletas, skates e assemelhados são proibidos de circular no parque.
Parque São Domingos
Endereço: Rua Pedro Sernagiotti, 125 – Pirituba
Funcionamento: das 07h às 18h
Telefone: (11) 3831-7083
10. Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns (Santana)
Foto: Caio Pimenta Foto: A2FOTOGRAFIA Foto: Peter Louiz
O Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns é um complexo cultural, recreativo e esportivo localizado na Zona Norte do município de São Paulo, com 240 mil m² de área. O Parque da Juventude mudou a paisagem da Zona Norte de São Paulo desde 2003, ao substituir o Complexo Penitenciário Carandiru por uma área de lazer e entretenimento ao ar livre. Muito frequentado principalmente por skatistas, o parque possui dez quadras, quatro portarias, dois estacionamentos, lanchonete, restaurante e é dividido em três áreas:
- Parque Esportivo, primeira área a ser construída, que abriga as quadras (oito poliesportivas e duas de tênis), as pistas de skate e patins e a pista de cooper, áreas de descanso e vestiários, além de oferecer empréstimo de materiais esportivos e aulas gratuitas de diversos esportes, entre eles, tênis e taekwondo;
- Parque Central, segunda área finalizada, que, com 95 mil m² de área verde, incluindo jardins, alamedas, bosques e uma pequena Mata Atlântica, ainda possui passarelas, conservadas do antigo presídio, para conhecer melhor a área, oferece modalidades esportivas, como o arvorismo, e permite a entrada de animais de estimação;
- Parque Institucional, onde localiza-se o prédio da Escola Técnica Estadual (ETEC), um posto do Acessa SP, onde o púbico pode, gratuitamente, acessar a internet em mais de cem computadores e assistir a cursos e oficinas e a Biblioteca de São Paulo, espaço de quatro mil m² e dois andares, com mais de 35 mil livros – desde os clássicos da literatura em novas edições, até best sellers atuais – além de um acervo com filmes, CDs, livros digitais, duas áreas infantis e um auditório. No local, foram mantidos referenciais históricos da época do Carandiru.
Parque da Juventude
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Carandiru, São Paulo – SP
Horário: todos os dias das 6:00 às 19:00
Telefone: (11) 2089-8600
11. Parque Estadual Albert Löfgren – Horto Florestal (Tremembé)
O Parque Estadual Alberto Löfgren, conhecido como Horto Florestal, é um importante parque de lazer e cultura localizado na zona norte da cidade de São Paulo a cerca de 15 quilômetros do centro do município, fica próximo também ao Parque Estadual da Cantareira. Apesar de localizado em área urbana, mantém extensas áreas de Mata Atlântica, com uma área de 174 ha (hectares), sendo 35 ha destinados ao público
Localizado ao lado do Parque Estadual da Cantareira, o Horto conta com palco para eventos, área de piquenique, playground, pista de cooper, equipamentos de ginástica, bicas de água potável, lagos e o Museu Florestal. Abriga ainda o Palácio de Verão do Governo do Estado, além das sedes da Polícia Militar e Polícia Florestal do Estado. O local abriga ainda o Museu Octávio Vecchi, também chamado de Museu da Madeira, inaugurado em 1931 e o marco do Trópico de Capricórnio, que passa pelo parque.
Entre animais a serem observados no Horto destacam-se tucanos, maritacas, esquilos,capivaras, macaco-prego, gambá, bugios, entre outros. É proibida a entrada com animais de estimação, e não são em todos os locais que se pode circular com bicicletas e skates, apenas na ciclovia de uma ala lateral do parque.
Horto Florestal
Endereço: R. do Horto, 931 – Horto Florestal, São Paulo – SP
Horário: Todos os dias das 6:00 às 18:00
Telefone: (11) 2231-9600
12. Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Pedra Grande (Tremembé)
O Parque Estadual da Cantareira é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral paulista que abrange parte da Serra da Cantareira. A condição de Parque Estadual foi adotada em 1962 e regularizada pelo Decreto Estadual nº 41.626 de 1963. Porém, apenas em 1968 foi publicado o decreto que oficializou sua criação.
Localizado ao lado do Horto Florestal, o Parque da Cantareira possui uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo situada em uma região metropolitana. Seus 7.900 hectares são formados por remanescentes de Mata Atlântica. O parque assegura a proteção de seus mananciais e abriga espécies animais ameaçadas de extinção, como o bugio, o gato-do-mato, a jaguatirica, o macuco, o gavião-pomba, o jacuguaçu e o bacurau-tesoura-grande. Possui espécies vegetais, incluindo algumas ameaçadas de extinção, como a imbuia, a canela-preta e a canela-sassafrás, e por isso é considerado uma Unidade de Conservação de Proteção Integral (área natural de preservação da biodiversidade, onde é permitido somente o uso indireto de seus recursos.), tendo sido, graças a isso, tombado pela Unesco.
O Parque é dividio é 4 Núcleos.
No Núcleo Pedra Grande encontramos quatro trilhas imperdíveis:
- Trilha das Figueiras – 920 m de percurso variando de suave à íngreme, onde o visitante pode observar as árvores altas que deram o nome à trilha e possivelmente bugios alimentando-se de seus frutos, poderá ver também curiosos matacões (granitos) que sofrem o fenômeno denominado de esfoliação esferoidal, onde as rochas apresentam fendas;
- Trilha da Bica – 1.381 m de percurso suave, circundando uma microbacia hidrográfica em que o visitante pode refrescar-se com a água da bica e observar, além de muitos pássaros, um bando de quatis que freqüenta a área;
- Trilha do Bugio – 370 m de extensão, onde se pode observar esse símio em suas árvores e
- Trilha da Pedra Grande – 9.500 m (ida e volta). Trata-se de uma antiga estrada que teve seu asfalto preservado. O ponto alto da trilha é a Pedra Grande (1.010 m de altitude), um grande afloramento rochoso de granito, onde devido à sua posição geográfica, permite que a Cidade de São Paulo seja vista do Norte para o Sul. Em dias claros pode-se ver trechos da Serra do Mar além da cidade. Essa trilha também dá acesso ao Lago das Carpas, agradável área para prática de exercícios físicos e apreciação dos peixes existentes no lago.
- Fonte: Áreas Verdes das Cidades.
No Núcleo Engordador (chamado assim por abrigar uma antiga fazenda onde era realizada a “engorda” do gado), temos:
- Trilha da Cachoeira – 3.500 m, passando por cachoeiras e rios;
- Trilha do Macuco – eve percurso de 700 m, que acompanha um riacho;
- Trilha de Mountain Bike – 1.400 m e única trilha para prática de ciclismo do local.
- Casa de Bombas – tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), construída em 1894, que fez parte do primeiro sistema de abastecimento de água de São Paulo.
No Núcleo Águas Claras, mais voltado à educação ambiental (principalmente no que se refere à preservação dos rios), também encontramos quatro trilhas:
- Trilha das Águas Claras – 700 m, que passa por pequenas corredeiras e quedas d’água;
- Trilha Samambaia-açú – 1.250 m, repleta de samambaias de até dois metros de altura;
- Trilha das Araucárias – 1.250 m, com diversos tipos de pinheiros em suas alamedas;
- Trilha da Suçuarana – 1.200 m de bosques e vegetação ribeirinha.
No Núcleo Cabuçu, último a ser construído e revitalizado recentemente para maior proteção da floresta nativa, encontramos um anfiteatro, centro de visitantes, playground e as trilhas:
- Trilha da Jaguatirica – 1.000 m e um percurso suave;
- Trilha do Tapiti – 250 m e árvores de diversas espécies;
- Trilha do Sagui – 730 m e de nível fácil;
- Trilha da Cachoeira – 5.220m, percurso íngreme e uma pequena cachoeira em seu final.
Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Pedra Grande
Endereço: Rua do Horto, 1799, Tremembé
Horário de funcionamento: Sábados, domingos e feriados das 8 às 17h, sendo que para fazer a trilha à Pedra Grande até às 15h.
Ingressos são pagos, mas menores de 12 anos e maiores de 60 anos entram gratuitamente. Estudantes pagam meia entrada.
Consulte o preço atualizado pelo telefone
Telefone:(11) 2203-0115
13. Parque Lions Clube Tucuruvi (Tucuruvi)
O Parque Lions Clube Tucuruvi foi implantado no local da antiga praça de mesmo nome após sua área ter sido transferida para o DEPAVE em 1987. Situado numa região carente de equipamentos de lazer e cultura, o parque proporciona aos moradores da região do Tucuruvi contato com a natureza; oficinas e um local permanente de exposição de fotos, tudo isso em uma área de 23.700 m².
Oferece pista de cooper e caminhada, playground, paraciclo, três quadras poliesportivas, quadra de areia, gramado para piquenique, churrasqueiras, sanitários. Funciona lá também o Bosque da Leitura (SMC) e Gol de Letra as segundas e quartas-feiras das 08h às 17h, segundo o site da Prefeitura de São Paulo. Telefone sempre antes de ir para se informar sobre as atividades do local. Acessibilidade em banheiros, entrada do parque e áreas de circulação. Bicicletas, skates e patins estão proibidos no parque, assim como subir em suas árvores e deitar nos bancos.
Parque Lions Clube Tucuruvi
Endereço: R. Alcindo Bueno de Assis, 500 – Tucuruvi, São Paulo – SP
Horário: Todos os dias das 6:00 às 18:00
Telefone: (11) 2203-5837
14. Parque Estadual do Jaraguá (Vila Chica Luiza)
Foto: Blog Boraí Foto: Blog Boraí Foto: SP Bairros Foto: Áreas Verdes das Cidades Foto: Áreas Verdes das Cidades
O Parque Estadual do Jaraguá abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da Região Metropolitana de São Paulo. Antiga fazenda do ciclo do ouro, sua área foi adquirida pelo governo estadual em 1940 e transformada em parque estadual em 1961, com o objetivo de proteger os recursos naturais da região, incentivar a pesquisa e promover a educação ambiental. Em 1994, foi considerado pela UNESCO um Patrimônio da Humanidade, integrante da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo. É representado pelo icônico morro do Jaraguá, onde está localizado o Pico do Jaraguá, que representa o ponto mais alto da cidade de São Paulo, com 1.135 metros de altitude e proporcionando ao visitante um vislumbre inusitado e belo da maior cidade da América Latina. São 492 hectares de áreas de conservação localizadas na região noroeste da cidade de São Paulo, no bairro do Jaraguá. Isso qualifica o Parque como atrativo natural único da cidade de São Paulo.
Entre as atrações do parque encontramos: Pico do Jaraguá e o Pico do Papagaio, Casarão Afonso Sardinha, Tanque de Lavagem de ouro e algumas trilhas, onde é possível observar espécimes nativos de flora e fauna, como guapuruvus, ipês-amarelos, paus-d’alho, paineiras, palmitos-juçara, macacos-prego, tucanos-do-bico-verde, bichos-preguiça, pica-paus. São elas:
- Trilha do Pai Zé: com uma extensão de 3,6 km (ida e volta) e um percurso que leva 2h30min, é considerada difícil. Por meio desta trilha percorre-se toda variação de altitude que liga a parte baixa à parte alta do Parque Estadual Jaraguá. Através dela chegamos ao Pico do jaraguá. No topo, há duas grandes antenas, sendo uma de televisão, compartilhada por 3 emissoras: TV Globo São Paulo, TV Bandeirantes São Paulo e TV Cultura, além de pequenas instalações comerciais e locais destinados a estacionamento de veículos. Ao se atingir o topo, tem-se uma visão principalmente da parte oeste da Grande São Paulo. Também pode ser avistado o Rodoanel Mário Covas, na parte posterior. Junto à antena de televisão, existe uma grande escadaria que permite subir ainda mais, ladeada por um bondinho que se destina ao transporte de pessoas e materiais para manutenção da antena.Precisa de agendamento na sede do parque.
- Trilha do Silêncio: possui 828 metros (ida e volta) de extensão e percorre-se em até 30 min., nível fácil. A trilha leva esse nome devido à vegetação densa que abafa grande parte dos ruídos produzidos pelas rodovias que cercam o Parque. Trilha linear no interior da floresta próximo ao auditório. Possui áreas para descanso e árvores centenárias no caminho!
- Trilha da Bica: possui 1,5km (ida e volta) de extensão, e por ser de dificuldade moderada, percorre-se em até 1 hora. A Trilha da Bica como o próprio nome sugere, conduz o visitante até uma bica d’água que teve seu percurso original modificado devido à necessidade de recuperação de trechos com processos erosivos. É preciso de agendamento para fazer a trilha na sede do parque.
- Trilha do Lago: 1km ida e volta, nível fácil e percorre-se em até 20 minutos. É um circuito de paralelepípedo no arredor do lago onde se localizam áreas de descanso e área de ginástica.
Parque Estadual Jaraguá
Endereço: R. Antônio Cardoso Nogueira, 539 – Vila Chica Luisa, São Paulo – SP
Horário: de Dom. à 6ª das 7:00 às 17:00h, e aos Sábados das 6:00 às 18:00h
Telefone: (11) 3941-2162
15. Parque Vila Guilherme – Trote (Vila Guilherme)
Foto: Wikimedia Commons Foto: Wikimedia Commons
Localizado na Vila Guilherme, Zona Norte de São Paulo, o Parque Vila Guilherme, ou ainda Parque do Trote, ocupa uma área de 187 mil m², onde era o antigo Club Hypico implantado em 1937.
Oferece pista de cooper, aparelhos de ginástica (barras, tábuas e pesos), ciclovia, espaço destinado para alongamento, playgrounds, churrasqueira, bicicletários, quadras poliesportivas, canteiros com flores, sanitários (acessíveis) e PEV’s – Pontos de Entrega Voluntária (para a população depositar materiais recicláveis, como plástico, papel, vidro e metal). Há estacionamento gratuito para deficientes, e o acesso para cães é permitido com coleiras e guias.
Parque Vila Guilherme – Trote
Endereço: Rua, Av. Nadir Dias de Figueiredo, s/n – Vila Maria, São Paulo – SP
Horário: todos os dias das 5:30 às 20:00h
Telefone: (11) 2905-0165
16. Parque Tenente Brigadeiro Roberto Faria Lima (Vila Maria)
O Parque Tenente-Brigadeiro Roberto Faria Lima fica no Parque Novo Mundo, Vila Maria, na Zona Norte de São Paulo e tem cerca de 50.000 m² de área total. Foi criado pela Prefeitura em uma praça que existia no local. Possui vegetação arbórea e e arbustiva,
Oferece pista de caminhada, paraciclo, campo de futebol, quadra poliesportiva, playground, sanitários, vestiário, passeios e bebedouros, equipamentos de ginástica, rampa de acesso ao parque com áreas de circulação acessíveis, além de um bom campo de futebol de grama sintética (é possível agendar a utilização do campo ligando para o telefone da administração). É permitida a entrada de animais, desde que esteja em guias e focinheiras, estas para os mais bravos. Bicicletas, skates e patins são proibidos no parque. Há um bicicletário para serem guardadas nas proximidades da entrada principal do parque.
Parque Tenente Brigadeiro Roberto Faria Lima
Endereço: Rua Heróis da FEB, 322 – Parque Novo Mundo, São Paulo – SP
Horário: todos os dias das 6:00 às 19:00
Telefone: (11) 2207-1426
17. Parque Rodrigo de Gasperi (Vila Zati)
Foto: Áreas Verdes das Cidades Foto: PrefeituraSP Foto: PrefeituraSP Foto: Estadão
O Parque Rodrigo de Gásperi, anteriormente chamado Parque de Zatt é um parque localizado no distrito de Pirituba, na zona norte da cidade de São Paulo, ocupando uma área de 39.000 m². É conhecido popularmente como “Parque da Lagoa” porque havia anteriormente no local uma lagoa e um córrego, usado pelas pessoas para pescar e nadar. Após o aterramento da lagoa e a canalização do córrego, o local passou a ser usado por circos e parques de diversão que ali se instalavam com frequência. A prefeitura construiu um campo de futebol e um vestiário na parte mais larga do terreno, cedendo-os para uso dos clubes locais. Os moradores do bairro solicitaram então a abertura de um parque municipal com aproveitamento de todo o terreno. O nome do parque foi dado em homenagem a um jovem torcedor de futebol, Rodrigo Gásperi, morador do bairro, que foi vítima da violência nos estádios de futebol.
Oferece pista de caminhada, bicicletário, quadra de campo, quadra de bocha, quadra poliesportiva, mesas com tabuleiro de xadrez e dama, mesa de pingue-pongue, sanitários e playgrounds. Aos domingos funciona também o Bosque da Leitura (Secretaria Municipal da Cultura).
Parque Rodrigo de Gásperi
Endereço: Av. Miguel de Castro, 321 – Vila Zat, São Paulo – SP
Horário: todos os dias das 6:00 às 18:00h
Telefone: (11) 3974-8600
18. Parque Linear Bananal Canivete (Brasilândia)
O Parque Linear Canivete conta com 46.000m² e está situado na zona norte da cidade. Ele foi implantado em 2010 com o objetivo de crescimento urbano, conservação e recuperação do córrego e margens, lazer e relocação de população em área de risco.
Os parques lineares são obras de programas ambientais em áreas urbanas ou suburbanas, sendo utilizados como instrumentos de planejamento de áreas degradadas. Eles se constituem de áreas lineares destinadas à conservação e preservação dos recursos naturais, com a principal característica de interligação de fragmentos de vegetação. Tendo o uso humano, principalmente por atividades de lazer, cultura e rotas de locomoção não motorizadas, como ciclovias e caminhos de pedestres.
Oferece quadra poliesportiva, playgrounds, caminhos, gramados, áreas de estar e pista de skate.
Parque Linear Canivete
Endereço: Av. Deputado Cantidio Sampaio – Jardim Damasceno, São Paulo – SP
Horário: Aberto 24 horas
Telefone: (11) 5187-0100
19. Parque Anhanguera (Perus)
Foto: BR Lazer Foto: Áreas Verdes das Cidades Foto: Áreas Verdes das Cidades Foto: SPCity Foto: Veja SP
O Parque Anhanguera é o maior parque municipal de São Paulo, com área total de 9.500.000 m²; destes, 400.000 m² destinam-se a visitação e o restante é restrito para a preservação do ecossistema e diversidade biológica. Está em zona de amortecimento e conectividade entre o Parque Estadual do Jaraguá e o Parque Estadual da Cantareira, pois tem grande importância como Corredor Ecológico e troca de fluxo gênico, permitindo a ligação e manutenção de espécies de fauna e flora dessas regiões. O Parque Anhanguera é originário de uma área remanescente do Sítio Santa-Fé, uma antiga fazenda de reflorestamento adquirida pela Prefeitura em 1978. Foi inaugurado em 25/07/1979.
Oferece quadras poliesportivas, ciclovia (2.500 m de extensão), dois campos de terra, paraciclos, nove quiosques, aparelhos de alongamento, churrasqueiras, anfiteatro, playgrounds, espelho d’água, pista de caminhada, sanitários e entrada do parque adaptados para pessoas com deficiência, estacionamento gratuito (200 vagas) e orquidário. Possui também o Bosque da Leitura realizado pela Secretaria de Cultura aos domingos e o Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS), em sua área de visitação restrita.
Parque Anhanguera
Endereço: Av. Fortunata Tadiello Natucci, 1000 – Perus (km 26 da Rodovia Anhanguera)
Horário: todos os dias das 6h às 18h
Telefone: (11) 3917-2406
Finalizamos a nossa matéria com uma linda foto para inspirá-los a visitar mais os parques que temos na nossa região. Apreciem a sua fauna, flora, a natureza! Essa riqueza que encontramos aqui é o tesouro do nosso país, pois em muitos lugares do mundo não encontramos tantas áreas verdes reunidas em uma parte de uma só cidade, sendo ela uma capital.
Sabemos que muitos desses parques precisam de manutenção, de cuidados e reparos. Mas grande parte dessa responsabilidade também é nossa. Como cidadãos educados e civilizados temos por obrigação ajudar a conservar esses locais, não depredando, não pichando, não jogando lixo onde não se deve, não estragando jardins e equipamentos destinados às atividades físicas. Temos que cobrar de nossas sub-prefeituras sim, mas se cada um cumprir a sua parte, teremos sempre lugares lindos e com paisagens de tirar o fôlego para relaxarmos dessa loucura que é a nossa vida em São Paulo.
Equipe GuiaZN