20 curiosidades sobre a Zona Norte de São Paulo

  1. Você sabia que a Zona Norte teve o primeiro Estúdio de Cinema da capital? A Companhia de Cinema Maristela ficava no Jaçanã e nasceu em 1949 após o sonho de Mário Audrá Junior, o Marinho, filho de uma rica família paulistana, do ramo da indústria têxtil, em se tornar um produtor de cinema. Fizeram grandes filmes! Quem passa hoje pela área de 18 mil metros quadrados, que abriga a atual Rua Francisco Rodrigues, não imagina que foi um dos primeiros pontos culturais da cidade.
  2. Você sabia que o bairro do Jaçanã também ficou conhecido após ser eternizado pela música “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa? Além de ser passagem do Trem da Cantareira (que ligava o Centro da cidade ao reservatório de água Cantareira), o Jaçanã também foi ponto de encontro de artistas renomados que frequentavam o primeiro estúdio de cinema de São Paulo que fora instalado ali.
  3. Você sabia que o pico do Jaraguá tem 1.135 metros de altura e teve a primeira mina de ouro do Brasil? O mirante fica localizado entre as rodovias Anhanguera e Bandeirantes, por onde passavam os bandeirantes.
  4. Você sabia que a Freguesia do Ó foi fundada em 1580 quando o bandeirante português Manoel Preto construiu a sede de sua fazenda próxima as margens do rio Tietê?. Do Largo Velho da Matriz saíam diversas expedições de bandeirantes. Hoje o local abriga a Igreja da Nossa Senhora do Ó e tem ares de cidade do interior.
  5. Você sabia que o bairro de Santana teve início em uma antiga propriedade da Companhia de Jesus chamada “Fazenda de Santana”? A casa sede da Fazenda e a capelinha desapareceram em 1916 e no local foi construído a atual sede do quartel do Exército na Rua Alfredo Pujol. A subprefeitura também abriga o Mirante de Santana, que é a principal estação meteorológica do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
  6. Você sabia que a subprefeitura de Casa Verde concentra o maior número de escolas de samba de São Paulo? As antigas terras doadas pelo rei de Portugal aos colonizadores eram cultivadas por escravos da África que viviam nas senzalas. A concentração de negros deu origem ao samba na região que passou abrigar o Sambódromo.
  7. Você sabia que as pistas de terras que são usadas para caminhadas Parque do Trote, na Vila Guilherme eram usadas exclusivamente por cavalos? É que o local foi o primeiro a receber a corrida de trote no país, em que charretes eram puxadas por cavalos e conduzidas por jóqueis. O local era ponto de encontro da elite paulistana.
  8. Você sabia que a subprefeitura de Perus tem um cemitério que ficou famoso após a descoberta de ossadas de inimigos do Regime Militar brasileiro? Em 1990 no Cemitério de Perus, em uma vala clandestina, os desaparecidos políticos foram enterrados como indigentes na época da Ditadura e os familiares desconheciam o paradeiro das vítimas.
  9. Você sabia que Perus também abrigou a primeira fábrica de cimento do país, a Companhia Brasileira de Cimento Portland? Lá se fabricou material para construções importantes como o Vale do Anhangabaú e Brasília.
  10. Você sabia que em Perus também encontramos até hoje um castelo? O castelinho de Perus foi construído por João Rufino Fernandes Moreno no século passado. Ele era um espanhol e trabalhou na fábrica de cimento ‘Portland Perus’, onde trabalhava como químico. Foi nessa época que começou a construir a casa em formato de castelo, que está na Av. Fiorello Peccicacco, nº 1800.
  11. Você sabia que na na Zona Norte existiram as mais conhecidas fontes de água natural da cidade? Fonte São Pedro, Fonte Gioconda, Fonte Fontalis e Fonte Cabuçu, hoje todas fechadas por causa do desmatamento e poluição
  12. Você sabia que o Aeroporto Campo de Marte foi o primeiro aeroporto da cidade de São Paulo?
  13. Você sabia que o Parque da Cantareira que é a segunda maior floresta urbana nativa do mundo todo?
  14. Você sabia que a Zona Norte tem aproximadamente 4,67m2 de área verde por habitante, superando todas as outras regiões? Supera até a zona sul, maior e mais populosa.
  15. Você sabia que a Zona Norte também já foi cenário para diversas produções cinematográficas e teledramáticas? Foi cenário das novelas Rainha da Sucata e Passione, da série e filme homônimo Antônia, dos filmes Carandiru e Bicho de Sete Cabeças.
  16. Você sabia que as celebridades Jânio Quadros, Ayrton Senna, Hilda Hilst, entre outros, nasceram e/ou moraram na Zona Norte?
  17. Você sabia que a região também abrigou alguns estúdios de emissoras, como as extintas Rede Excelsior e Rede Manchete? Também abrigou o SBT e foi sede do jornal O Estado de S. Paulo.
  18. Você sabia que a Zona Norte abriga uma Vila Holandesa, com 20 sobrados, no bairro de Santana? Trata-se do Jardim Dona Rosa, construído entre 1952 e 1954 pelo casal de imigrantes holandeses Dirk e Selma Berkhout. Os sobrados chamam a atenção de quem passa por lá, por suas janelas verdes e fachadas de tijolinhos aparentes.
  19. Você sabia que no século XIX, o Mandaqui abrigou uma das paradas do histórico Trenzinho da Cantareira? A antiga estação localizava-se na rua Prof. Valério Giuli, esquina com a Rua Voluntários da Pátria. Por sua localização, ao lado da Serra da Cantareira e do Horto Florestal, o local foi escolhido por imigrantes europeus para a implantação de chácaras.
  20. Você sabia que uma das casas da Dona Domitila de Castro do Canto e Mello, a Marquesa de Santos, era em Pirituba? Conhecido como Casarão do Anastácio, foi construído em 1920 e foi tombado em 2013, localizado na marginal Tietê (no acesso à Rod. Anhamguera).

Faça um Comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *