Cuidados ao levar seu pet para viajar com a família

Agora no verão muitas famílias estão aproveitando para fazer uma viagem em família. No caso das famílias com pets, surgem muitas dúvidas em relação ao local onde o pet vai ficar, segurança no deslocamento seja de carro ou de avião, entre outras questões recorrentes.

Pensando nisso, nesta matéria você irá encontrar algumas dicas de como fazer uma viagem mais tranquila e segura com seu pet.

Vai viajar com seu pet? Consulte antes um médico veterinário

O primeiro passo está em consultar um médico veterinário para verificar se ele está com todos os seus exames em dia, e principalmente, se sua carteirinha de vacinação está atualizada. Nesta consulta o médico poderá também dar algumas dicas sobre os cuidados necessários para o seu destino de viagem.

Vale ressaltar que algumas empresas aéreas e rodoviárias solicitam um atestado de saúde e conferem a carteira de vacinação de seu pet para liberá-lo, sendo uma forma de garantir uma viagem segura.

Como transportar seu pet em uma viagem

Após conferir todos os documentos e passar por um médico, chega a hora de pensar sobre qual será o meio de transporte até o destino e como ele será transportado. Na hora de escolher a caixa de transporte para uma viagem aérea, é importante levar em consideração o tamanho, modelo, e o tipo de material da mesma.

A caixa deve ser de um tamanho suficiente para garantir certa mobilidade durante todo o trajeto, como ele dar a volta em torno de si, por exemplo. Além disso, deve manter a ventilação adequada e ter um sistema de fechamento seguro para evitar fugas.

Já para uma viagem de carro, é necessário ter alguns cuidados diferentes para uma viagem tranquila. Primeiramente deve-se saber se ele está acostumado com passeios longos dentro de um carro, se não for o caso, adapte seu pet aos poucos antes de viajar.

A médica Veterinária Bruna Fabro da Botupharma diz “O ideal é que o pet sempre fique no banco de trás, em uma caixa de transporte ou utilizando um cinto de segurança adaptável“. Se a viagem for muito longa, é importante fazer uma pausa a cada duas ou três horas para que o pet possa caminhar um pouco, fazer suas necessidades e tomar água.

É necessário ficar atento para a quantidade de alimento que o animal irá consumir antes do término do trajeto, pois pode sentir enjoos e ter uma maior frequência para fazer suas necessidades.

A médica Bruna também ressalta “Evite utilizar calmantes ou sedativos, que são inclusive proibidos em viagens de avião. Caso seu pet seja muito ansioso, defina com seu médico-veterinário qual será a melhor conduta e adaptação antes da viagem”.

Identifique seu pet para viajar com ele

Para finalizar, vale ressaltar a importância da identificação dos animais em coleiras, para o caso do cachorro ou gato acabar fugindo. Isso vale não só para as viagens, mas também a todo o momento fora de casa. A tag na coleira deve conter o nome do animal, o nome do dono, e dois telefones de contato.


Gostou dessa matéria? Deixe um comentário!

+ do Blog Made in ZN:

Faça um Comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *